Animais da fauna brasileira, saiba o nome de alguns

 Diversidade, beleza e reconhecimento

Os animais da fauna brasileira são muito apreciados e admirados por todos. O Brasil em si, é um país muito conhecido pela sua diversidade, seja ela de gêneros, de animais, de vegetações  e climas. Mundialmente é reconhecido por suas belezas naturais.

A fauna é definida por um conjunto de animais que pertencem a uma determinada área, floresta ou região. Os animais da fauna brasileira são de várias espécies, na categoria dos insetos, temos as vespas, abelhas diversas espécies de formigas e besouros. Entre os mamíferos, destacam-se as capivaras, codorna, o lobo-guará, siriema, raposa, guaxinim, onça pintada, veado, ema, entre outros. Répteis como o jacaré, tartaruga e diversas espécies de cobras.

Pássaros como a famosa arara, o papagaio, tucano e etc. Anfíbios temos os sapos, rãs e várias  pererecas. E entre os peixes, o pirarucu, traíra, pacu, pintado, cavala,  o lambari e muitas  piranhas, também tem tucunaré, dourado e o famoso peixe-boi.

Causas da extinção de alguns

Infelizmente, muitos animais da nossa fauna, encontram-se quase em estado de extinção, os motivos desse desaparecimento constante são o tráfico, queimadas, desmatamento, poluição, caça ilegal para venda e para outras finalizações, ou seja, é o próprio humano que acaba destruindo o que temos de mais belo dentro do país.

Alguns dos principais animais que estão atualmente em grande perigo de extinção são a ararinha azul, mico leão dourado, mico leão preto, pica pau de cara amarela, macaco prego galego,  aranha, cachorro do mato, jaguatirica, ariranha, tartaruga de couro, tamanduá bandeira, o tatu bola, entre outros. É um número muito preocupante, por isso existem além de zoológicos, unidades e áreas protegidas para a conservação e procriação desses animais.

O maior protetor é o IBAMA. E as leis para quem insiste em continuar desobedecendo são bastante rigorosas, podendo levar o indivíduo para a prisão por vários anos. Há quem diga que os animais recebem ótima proteção, pois as punições são bem  severas.

Esta entrada foi publicada em Diversidades. Adicione o link permanente aos seus favoritos.