Pintar portas e janelas é uma tarefa que cabe a uma pessoa especializada em pintura, porem qualquer um é capaz, veja aqui o passo a passo a seguir.
Muitas vezes não dispomos o valor necessário para pagar uma pessoa para pintar portas e janelas de nossa casa que necessitam de um retoque, então com um pouco de boa vontade podemos realizar esse serviço sem problema.
Saiba então como dar inicio e terminar uma pintura perfeita:
Você vai precisar escolher a tinta adequada, a melhor e mais indicada é a base de óleo pois facilita a limpeza e é mais bonita isso não importa se a janela e porta seja em madeira ou ferro.
Além da tinta
O solvente
Rolo com cabinho esse sempre deve ser pequeno
Pincel não muito largo para fazer os acabamentos
Bacia especial para colocar a tinta certo
Papelão para forrar o chão
Um pano velho ou estopa para limpar se por ventura pingar alguma gota da tinta em lugar inadequado
Fita adesiva para colar nas bordas e não borrar
Ao trabalho
Passe uma lixa, depois use um aspirador ou um pincel para retirar todo pó
Despeje um tanto da tinta na bacia apropriada que você comprou, misture um pouco de solvente mais o menos uns 10% em relação a tinta.
Agora é só ir passando a primeira demão ou seja, uma camada fica com o rolo de cima para baixo, aí você faz o acabamento com o pincel e aguarda até ficar bem seco
Depois passe a segunda demão e aguarde novamente até estar bem sequinho, se tiver tudo uniformizado pode considerar o seu trabalho pronto.
No caso depois de analisado e perceber que ainda ficou parte que não está muito de acordo, deve-se passar a terceira demão para aperfeiçoar o trabalho.

A pintura em geral é muito simples claro que pintar portas e janelas requer bastante cuidado, mas qualque pessoa é capas o que vale é a intenção, aí sai tudo perfeiro